Grafite é “O cara” na usinagem de geometrias complexas

Eletrodo de grafite

Uma das principais vantagens da eletroerosão é a facilidade na fabricação de uma peça com geometria complexa. Neste processo, uma faísca elétrica, produzida por um eletrodo, é usada como ferramenta de corte para corroer (erosão) a peça de trabalho a fim de produzir a peça final na forma desejada.

A princípio, qualquer material condutor de eletricidade pode ser usinado como eletrodo para tal função. Mas sabendo que o preço de usinagem tem uma parcela significativa no custo do processo de eletroerosão, é extremamente importante escolher o melhor material a ser utilizado antes de “colocar a mão na massa”.

Por isso, nós da SteelCarbon recomendamos o uso do grafite para a produção de eletrodos, pois ajuda a reduzir custos, tempo no processo de usinagem por eletroerosão e ainda melhorar a qualidade do seu produto final.

Benefícios em utilizar o grafite EDM

Usinar um eletrodo em grafite pode custar até 50% mais barato que a mesma peça em cobre, devido ao custo da matéria-prima por m³. Além disso, o grafite é mais rápido para usinar. Por ser mais resistente que o cobre, é possível usinar uma peça em grafite com 3 a 5 vezes mais rapidez, sem comprometer a qualidade final do produto.

Os eletrodos feitos a partir do grafite não sofrem reação a choques térmicos, conservam suas qualidades mecânicas mesmo em altas temperaturas (o ponto de fusão do grafite é 3650º versus 1083º do cobre), praticamente não se deformam e são super leves.

Ao comparar uma mesma peça em cobre e grafite, nota-se que o cobre é 5x mais pesado, isso implica em um maior desgaste para o eixo vertical da máquina durante o processamento.

Além disso, por ser resistente a altas temperaturas, o grafite apresenta uma taxa mais baixa de desgaste do eletrodo durante a eletroerosão em condições de altas correntes elétricas. É mais um benefício que impacta direta e positivamente em custos.

Tipos de geometrias complexas que o grafite EDM faz

A eletroerosão por penetração por si só já permite a confecção de peças com geometria complexa. A soma dessa técnica com as propriedades vantajosas do grafite, faz com que este material seja o mais recomendado para este processo.

A alta resistência permite a execução de geometrias complexas e usinagem de precisão, como ângulos, quinas, palhetas e contornos finos, como mostra as imagens abaixo:

Esta é uma exigência cada vez maior entre os nossos clientes, visto que o design tem sido um grande diferencial competitivo no mercado.

A procedência do grafite pode influenciar o seu produto

É preciso, antes de mais nada, compreender que a qualidade do grafite pode variar de acordo com a sua origem de fabricação. A forma mais simples de se certificar que o material é de boa procedência é exigir os documentos de importação. Neles é possível verificar a característica do bloco e confirmar o nome do fabricante.

Acesse este artigo para você saber mais sobre como verificar a procedência do grafite.

Qualidade SteelCarbon

Aqui na SteelCarbon usamos blocos importados da SGL Carbon, o principal fabricante de produtos à base de carbono do mundo, sediada na Alemanha. Somos também a única empresa do Brasil que possui o rastreamento de blocos de grafite. É um compromisso de transparência e respeito com nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *