O 3S da eletroerosão

Ferramentaria organizada

O 3S da eletroerosão

A maioria dos fabricantes de moldes está familiarizada com o método de organização 5S no local de trabalho para a manufatura enxuta, que abrange os conceitos de Utilização, Organização, Limpeza, Higiene e Disciplina.

Cada aspecto se concentra em evitar o desperdício e pode facilmente servir como base para a melhoria contínua em empresas de moldes que usam grafite EDM. Entre esses princípios, a utilização, organização e a higiene, podem ajudar a orientar as operações de EDM em direção à eficiência, minimizando o desperdício e os custos associados.

Isso é crítico na maioria das empresas de moldes, já que o EDM é frequentemente o gargalo para reduzir os tempos de entrega dos produtos.

Utilização

Este princípio do 5S envolve a avaliação de itens necessários com relação ao custo, evitando o acúmulo de itens desnecessários, eliminando do espaço de trabalho o que seja inútil.

Não é incomum os gerentes de empresas de moldes solicitarem que os funcionários aumentem a produtividade, utilizando melhor seus ativos atuais. Isso geralmente cria a necessidade de revisar o processamento interno, incluindo como o grafite é comprado e processado.

Algumas regras de classificação para o armazenamento e descarte dos remanescentes e eletrodos gastos é uma excelente ideia. Essas regras podem incluir, por exemplo, datação e rotulagem de todos os novos eletrodos.

Os eletrodos gastos também devem ser marcados pelo operador da EDM imediatamente após o uso como “armazenar”, “retrabalhar” ou “descartar” e depois colocados na área apropriada. Essas regras impedem a indecisão do operador e reduzem o acúmulo de inventário de grafite que pode ter pouco ou nenhum valor.

Organização

Este princípio envolve colocar cada coisa em seu devido lugar, organizando o espaço de trabalho de forma eficaz e evitando perda de tempo.

A organização é uma ótima ferramenta para avaliar a produtividade do processo de eletroerosão e para determinar a necessidade de uma nova máquina e/ou tecnologias. Se o gargalo do departamento for o tempo de eletroerosão em relação ao processo de usinagem do eletrodo, a Organização deve se concentrar em aumentar a eficiência da máquina de eletroerosão, maximizando a produção e evitando esses gargalos.

Higiene

A higiene, apesar do nome, não envolve limpeza, mas a adoção de melhores práticas, estabelecendo um padrão para cada processo, alinhando tudo em seu devido lugar e mantendo altos padrões de organização do local de trabalho.

A padronização de tecnologia é bastante aparente entre as empresas de máquinas e ferramentas que suportam a tecnologia CNC e EDM. Por exemplo, sistema de fixação modular permite que os projetistas estabeleçam padrões de processo para qualquer eletrodo de EDM de qualquer tamanho ou requisito de peça. Esses sistemas posicionam precisamente cada ferramenta dentro de um EDM, tornando-os essenciais para a melhoria da produtividade.

Automação e robótica são outras formas de Higiene que permitem a colocação precisa de múltiplas peças, reduzindo a entrada do operador durante a usinagem de eletrodos, EDM ou inspeção.

Os sistemas MAC (Manufatura auxiliada por computador), integrado ao sistema de fixação modular e paletização, reduz drasticamente o tempo de projeto para o processamento de EDM, permitindo que o designer escolha os padrões predefinidos e aplique uma solução de melhores práticas de um esforço anterior.

Conclusão

Não importa em que estágio de melhoria contínua a sua empresa de moldes esteja inserida, ou quais ferramentas enxutas você usa, os conceitos de Utilização, Organização e Higiene são filosofias para se viver em suas operações de EDM.

Ferramentaria organizada

Veja outros assuntos no nosso blog! Saiba como lidar com a poeira do grafite! Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *